quinta-feira, 5 de março de 2009

Dar é receber!!!

Foto: Susy com cara de abandono ;)




Que bom é tentar pintar o mundo de cor-de-rosa...
Que mau é termos consciência que vemos o mundo não como ele é, mas como nós somos...



O que é certo é que ando um pouco triste (para não dizer chateada) pelo facto de estar sempre a dar, dar, e as pessoas, no geral, nunca ficarem satisfeitas... Não preciso que me agradeçam, e muito menos se trata de troca, até porque não exijo nada do que dou... Mas é frustrante nunca parecer suficiente para ninguém!
Damos, damos o que temos, o que não temos e o que passamos a ter e nunca é suficiente!


Por outro lado e de forma bem oposta, andamos todos a fugir à obrigação de dar, mas na realidade é a verdadeira fuga à oportunidade de dar! É óptimo dar... E se temos oportunidade de o fazer é uma felicidade... É só pensar um pouco... Eu acho que já não penso, passei à fase do sinto!


Hoje, no Metro, encontrava-se uma senhora já com avançada idade e apoiada numa muleta a pedir esmola! Sim, vemos esse cenário diariamente, é um facto, mas não é por isso que o devemos aceitar como banal! Muitos se sentem incomodados e invadidos nas suas vidinhas com essa situação, mas ninguém faz, ou sente, o que quer seja. Fiquei então a observar o acto de pedir:


Uns procuram algo para fazer para poder ter uma desculpa para nem olhar para a senhora;
Outros simplesmente ignoram;
Poucos ainda respondem dizendo que não têm nada...


Que agonia! Fico tão triste.... Claro que como egoista que sou, como toda a gente, fico revoltada, porque não me quero sentir assim, queria agir e (não) sentir como todas aquelas pessoas no Metro ... Bem... Estou confusa... Acho que não estou a fazer sentido, mas também não vou apagar o que escrevi (senti)...



Só peço a todos que nunca percam a oportunidade de dar e contentem-se sempre com o que é dado, por pouco que vos possa parecer... E não me refiro a coisas materiais...

Ah, procurem sempre parar um pouco para dar atenção a quem mais precisa!


Hoje os outros, amanhã nós!

4 comentários:

Nélio disse...

Eu hoje vi o homenzinho do acordeão lá no metro, como vejo milhentas mil vezes, no entanto reparei apenas hoje que o homem até toca bem. Tornou-se como que uma figura incontornável da cidade, tal como o Sr. João do Saldanha. Estive quase para lhe dar uma moeda, mas o homem foi muito rápido e já não fui a tempo... a verdade é que podia ter tirado do meu bolso e ir atrás, mas a minha inercia ganhou... no entanto prometi-me a mim mesmo que amanhã metia-lhe um euro na caixa.

Ganika disse...

Pois, essa "inercia" é uma resposta física estúpida que todos temos e eu não sou excepção! Ou pelo menos não era... Eu penso muito nestas coisas e não as sinto como fora da minha vida... Bem ou mal, that's me!

Anónimo disse...

Referindo ás pessoas no Metro, muitas vezes, as que pedem não precisam. Contudo é uma questão de ver a pessoa que está a pedir.
Uma vez, no Saldanha, vi 7 romenas, cada uma com um bebé a dispersar para o Metro. Assim não...
Contudo, já dei boas quantias em esmolas, ás vezes de uma só vez.
Claro que há pessoas que se sentem incomodadas. Mas como se diz: "Pior que quem não vê, é quem não quer ver."
Infelizmente, vivemos tempos de crise e este cenários têm uma maior tendência a serem vistos com mais frequência.

Anónimo disse...

Eu se te visse na rua com essa carinha adoptava-te:)

KoL