Desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX o Tango é muito mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável.
Resultado da fusão de música europeia, africana e gaucha, parece não ser apenas uma dança, mas uma cultura e uma forma de estar fruto duma época. E consta que foi de tal forma associado a "meninas da noite" que chegou a ser dançada apenas por homens :D
Existem numerosos estilos actualmente, como por exemplo o Tango Argentino, o Tango de Salão (Estilo americano e internacional), o Tango Finlandês, o Tango Chinês, entre outros; sendo o “verdadeiro” Argentino, visto ser o mais parecido com o que se dançou originalmente em Buenos Aires.
Fascina-me a capacidade de improvisação no eterno tema do amor/paixão fulminante desta dança. Mais do que uma simples dança a dois, parece-me libertar tudo o que possa haver de mais forte dentro da nossa alma e mais importante que tudo - a paixão!
O Tango é dançado normalmente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta.
O que me desperta curiosidade nesta dança é cumplicidade que se tem com o par, a fantasia que se pode criar, o improviso, o transformar tudo o que temos de mais intenso em movimento e partilhá-lo de forma tão intíma com alguém num simples acto de dançar...
Parece-me ser uma dança apenas para alguns (muito poucos diria), destina-se aos seres mais vivos e transbordantes de uma fortíssima alma! Cuidado!
Alguém se atreve?
Sem comentários:
Enviar um comentário